Darlingtonia

 

Darlingtonia Californica

Origem:

Esta planta foi descoberta pelo botânico J. D. Brackenridge em 1841 , na California.
Em 1853 John Torrey descreveu a planta e deu-lhe o nome em honra do seu amigo Dr. William Darlington.
Estas plantas são originárias do norte da California e sul do Oregon , os locais mais fáceis de as encontrar é junto a nascentes onde há água fresca em movimento. Este detalhe é muito importante  para o seu correcto cultivo.
A planta não produz enzimas para fazer a digestão dos insectos que apanha , apenas segrega nectar para os atrair e água para os afogar , posteriormente bacterias alimentam-se dos nutrientes desses insectos e a planta absorve os subprodutos dessas bacterias.

Condições de cultivo:

Temperaturas:

Verão :
O clima de verão em Portugal é adequado.

Inverno :
Abaixo de 15 ° C

Luminosidade:

Sol directo nas plantas , tentar que os vasos fiquem á sombra.

Água:

Utilizar apenas água da chuva , água destilada ou água desmineralizada.

Solo permanentemente humido, utilizar o metodo do prato com água por baixo do vaso, mas continuar a regar por cima , é muito importante manter as raizes frescas.
 

Solo:

Nunca usar fertilizantes.
Mistura de
turfa acida , perlite ,1 : 2
Mistura de turfa acida , perlite proporções em volume 1 : 1
Mistura de turfa acida , musgo sphagnum , perlite 1 : 1 : 1
O vaso não deve ser de cores escuras , sendo o melhor um vaso de barro que não seja vidrado nem por dentro nem por fora para permitir que a evaporação da água através do vaso refresque o solo e as raizes.

Dormencia:

Necessita de um periodo de dormencia (Inverno), ou seja precisa de ter alguns meses de frio para descansar , quando a primavera regressa a planta volta a crescer com toda a energia, o não respeito por este periodo pode levar lentamente á morte da planta.

Alimentação:

O ideal á deixar a planta em paz, se tiver acesso ao exterior ( pode ser numa janela ) ela consegue "caçar" sozinha,mesmo no interior há sempre uma mosca que tem azar.

Flores:

 

Sementes:

Sementes de Darlingtonia Californica ampliadas , os quadrados de fundo têm 1 mm de lado.

As sementes de Darlingtonia necessitam de estratificação fria durante umas 4 semanas, pode colocar as sementes (sem as enterrrar) no solo humido em vasos e colocar os vasos cobertos com um plastico dentro do frigorifico, ou num local em que a temperatura seja abaixo dos 10 C.
Depois da estratificação colocar os vasos num local luminoso e mais quente ( terrário ).
Este processo pode ser usado em qualquer altura do ano, se preferir pode esperar pelo frio natural e colocar as sementes no solo á volta do mês de Fevereiro mantendo os vasos num local onde estejam expostos á temperatura exterior , naturalmente quando a primavera chegar as sementes começam a germinar. 

Pequenas darlingtonias com um ano de idade.