Musgo esfagno

Musgo esfagno

 

A principal caracteristica desta espécie de musgo é a sua extraordinária capacidade de reter água, chegando a atingir valores de 20 vezes o seu próprio peso em água.

É muito utilizado no cultivo de plantas carnivoras quer seja como componente do solo, ou como cobertura na superficie dos vasos , sendo que neste caso tem duas funções principais, uma função estética , tornando o conjunto mais agradável, e uma função humidificadora em que pela sua capacidade de armazenamento de água ajuda a manter um ambiente mais humido para a planta desse vaso.

 

Um erro comum é pensar que este é o vulgar musgo que se encontra muitas vezes nos muros, e até é usado por altura do natal , isso não é verdade , existem muitas espécies de musgo, sendo que o esta especie pode ser identificada com alguma segurança pela forma da sua "cabeça" , que se pode ver em pormenor nas foto em cima e em baixo.

 

O musgo pode ser cultivado para uso posterior, as condições necessárias são local muito iluminado , sem sol directo e temperaturas não muito elevadas ( abaixo dos 25 C de preferencia ). Não é necessário usar solo, basta um recepiente largo e raso e um ou dois centimetros de água. Para melhores resultados e principalmente se for para usar para o cultivo das plantas carnivoras usar água destilada.